Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 19º

Quatro indonésios sequestrados por homens armados ao largo das Filipinas

Quatro marinheiros indonésios foram sequestrados por um grupo de homens armados ao largo da costa das Filipinas, enquanto seis conseguiram escapar, informou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Quatro indonésios sequestrados por homens armados ao largo das Filipinas
Notícias ao Minuto

06:24 - 16/04/16 por Lusa

Mundo Tripulação

O ministério indonésio indicou que rebeldes do grupo terrorista Abu Sayyaf tomaram de assalto um rebocador e uma barcaça pelas 18:00 de sexta-feira (11:00 em Lisboa) nas águas limítrofes da Malásia e das Filipinas.

Seis dos dez tripulantes a bordo dos barcos conseguiram escapar, ainda que um tenha sido ferido pelos homens armados.

Os homens foram resgatados pela polícia marítima malaia e levados para o porto de Lahat Datu.

As embarcações, que zarparam de Cebu, nas Filipinas, seguiam rumo a Tarakan.

"O ministério tem estado a coordenar-se com a empresa proprietária dos barcos, e também com as autoridades da Malásia e das Filipinas", indicou.

O incidente tem lugar depois de, no mês passado, dez marinheiros indonésios terem sido raptados pelo grupo extremista Abu Sayyaf, com ligações à Al-Qaida, que exigiu um resgate de um milhão de dólares, rejeitado pelo governo indonésio.

O Abu Sayyaf foi criado em 1991 por um grupo de ex-combatentes da Guerra do Afeganistão contra a antiga União Soviética.

Ao grupo são atribuídos alguns dos mais sangrentos atentados dos últimos anos nas Filipinas e inúmeros sequestros, através dos quais se financia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório