Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 18º

Primeiro-ministro australiano diz que Europa descurou segurança

O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, disse hoje que a Europa "deixou descurar a segurança", questionando o espaço Schengen, de livre circulação, após os ataques em Bruxelas.

Primeiro-ministro australiano diz que Europa descurou segurança
Notícias ao Minuto

06:55 - 23/03/16 por Lusa

Mundo Malcolm Turnbull

Os comentários de Turnbull surgem após países vizinhos da Bélgica, como a França, Alemanha e Holanda, terem apertado a segurança nas fronteiras, na sequência dos atentados terroristas de terça-feira, que mataram 34 pessoas.

Reconhecendo que é à Europa que cabe a definição das suas políticas, o líder australiano disse que as medidas de proteção das fronteiras e de segurança doméstica do seu país "são muito mais fortes do que as da Europa, onde infelizmente deixaram descurar a segurança".

"Essa fraqueza na segurança europeia não é alheia aos problemas que têm tido recentemente", disse à emissora pública ABC, referindo-se ao fluxo de migrantes que têm chegado ao continente, muitos vindos da Síria.

Turnbull acrescentou que o regime de fronteiras abertas do espaço Schengen, que abrange 26 dos 28 países da União Europeia, significa que "as pessoas podem atravessar livremente as fronteiras na Europa", o que "representa desafios ao nível da segurança, a que se somam fronteiras externas claramente muito porosas".

"O que quero dizer é que esses esquemas têm consequências para a segurança", disse aos jornalistas em Sydney.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório