Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 19º

Acordo UE-Turquia é indispensável para reduzir pressão migratória

O ministro alemão das Finanças justificou hoje o acordo da União Europeia com a Turquia, e respetiva ajuda financeira, como forma de reduzir a pressão migratória na Europa e reforças as fronteiras externas, classificando-o como indispensável.

Acordo UE-Turquia é indispensável para reduzir pressão migratória
Notícias ao Minuto

11:30 - 20/03/16 por Lusa

Mundo Schäuble

"Há que reforçar as fronteiras externas da Europa, é indispensável", afirmou Wolfgang Schäuble numa entrevista televisiva emitida hoje em França na qual participou também o homólogo francês, Michel Sapin.

O ministro alemão explicou que "há que ajudar a Turquia" para que "ajude" a Europa "a baixar a pressão".

Questionado sobre se a Alemanha está preparada para receber este ano 1,1 milhões de imigrantes e refugiados como em 2015, o ministro alemão frisou que "toda a Europa está a trabalhar para reduzir o número" e que até a Suécia, com a sua tradição de acolhimento, considera necessário pôr limites às entradas.

"Não é possível que qualquer cidadão do mundo que viva numa situação difícil venha para a Europa", argumentou, considerando ao mesmo tempo que a Europa "tem uma responsabilidade" para resolver estas situações noutros continentes.

De acordo com os termos do acordo União Europeia - Turquia, a partir de hoje todos os migrantes e refugiados que cheguem de forma clandestina à Grécia devem ser expulsos de imediato para a Turquia, que se compromete a aceitá-los em troco de dinheiro e de que os europeus assumam a instalação em seu território de refugiados sírios agora na Turquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório