Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Laboratório indiano já está a testar as primeiras vacinas contra o Zika

O laboratório indiano Bharat Biotech anunciou que tem duas vacinas que podem ser usadas para combater o vírus Zika, segundo informações publicadas hoje pelo jornal The Times of India.

Laboratório indiano já está a testar as primeiras vacinas contra o Zika
Notícias ao Minuto

16:13 - 04/02/16 por Lusa

Mundo Vírus

"Há duas vacinas candidatas em desenvolvimento: uma é recombinante e outra já está em fase de testes pré-clínicos em animais. Somos a primeira empresa do mundo a patentear vacinas contra o Zika", disse o diretor da empresa, Krishna Ella, citado pelo jornal indiano.

O executivo também informou que um grupo de cientistas trabalha no desenvolvimento das vacinas, mas recusou revelar os investimentos feitos no projeto.

Esta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a epidemia do vírus Zika é um "acontecimento extraordinário" e uma "ameaça à saúde pública".

A organização também citou a falta de vacinas, testes diagnósticos rápidos e confiáveis como uma grande preocupação.

A OMS indicou que 32 países e territórios têm casos de Zika. Desses, 26 estão nas Américas, além de Cabo Verde, Maldivas, Fiji, Samoa, Ilhas Salomão e Vanuatu.

No Brasil, um dos países mais atingidos pelo vírus, as autoridades de saúde investigam a suspeita de que a infeção durante a gestação possa ser o responsável pelo aumento dos casos de microcefalia.

Os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde do Brasil confirmaram que 404 bebés nasceram com microcefalia. Destes, 17 recém-nascidos possuíam anticorpos do vírus Zika no corpo.

Há mais 3.670 bebés, com má formação, sob investigação médica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório