Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 19º

Presidente são-tomense inicia visita oficial de quatro dias a Cabo Verde

O Presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa, inicia na quinta-feira uma visita oficial de quatro dias a Cabo Verde em que vai ser discutida a situação política, económica e social dos dois países.

Presidente são-tomense inicia visita oficial de quatro dias a Cabo Verde
Notícias ao Minuto

20:40 - 20/01/16 por Lusa

Mundo Convite

A visita, a convite do seu homólogo cabo-verdiano Jorge Carlos Fonseca, decorre até domingo e da agenda consta um encontro entre os dois chefes de Estado, uma sessão solene no parlamento cabo-verdiano, além de visitas de cortesia ao primeiro-ministro José Maria Neves, aos partidos PAICV (no governo) e MpD (maior partido da oposição) e encontros com a comunidade são-tomense no país, de acordo com o programa divulgado hoje pela Presidência da República de Cabo Verde.

Os dois chefes de Estado irão abordar no encontro "a situação política, económica e social de cada um dos países, o relacionamento bilateral, as perspetivas de reforço e revitalização da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e a situação internacional", segundo a Presidência cabo-verdiana.

De acordo com Pinto da Costa, que partiu hoje para Cabo Verde, o objetivo é também "fazer um balanço da vivência" dos dois países depois da independência e "trocar experiências sobre a implementação do sistema multipartidário".

O governante são-tomense lembrou que se assinalaram hoje os 25 anos da implantação da democracia multipartidária em São Tomé e Príncipe.

"Foi a 12 de julho de 1975 a independência e a 20 de janeiro as primeiras eleições multipartidárias, das primeiras em África", lembrou Pinto da Costa.

"É curioso que pouco se fala disso aqui em São Tomé e Príncipe, quando foi um passo importantíssimo" acrescentou, defendendo que é preciso "parar, refletir profundamente" sobre o que foi feito nestes 25 anos e "se os problemas estão a ser resolvidos".

"É preciso ter cuidado porque democracia que não consegue resolver os problemas essenciais é uma democracia que pode estar em perigo. É preciso fazer uma análise profunda saber o que é que se fez, o porquê dos erros e qual é o caminho mais correto que devemos seguir", disse.

Manuel Pinto da Costa fará ainda uma visita ao interior da ilha de Santiago, nomeadamente aos municípios de Santa Catarina e Tarrafal.

Deslocar-se-á também às ilhas de Santo Antão e de São Vicente nos dias 22 e 23 de janeiro, respetivamente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório