Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Índia pede "ações imediatas" ao Paquistão depois de ataque a base

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, instou hoje o homólogo paquistanês, Nawaz Sharif, a tomar "ações imediatas e firmes" contra os responsáveis pelo ataque de sábado a uma base aérea indiana que provocou a morte a sete soldados.

Índia pede "ações imediatas" ao Paquistão depois de ataque a base
Notícias ao Minuto

13:29 - 05/01/16 por Lusa

Mundo Narendra Modi

Em comunicado, o gabinete de Modi afirmou ter fornecido a Islamabad "informação específica e utilizável" sobre o ataque, perpetrado dias depois de uma histórica visita do primeiro-ministro indiano ao Paquistão ter criado expectativas de uma melhoria nas relações entre os dois países rivais.

A segurança indiana suspeita que os autores do ataque, cinco dos quais foram mortos, pertenciam ao grupo paquistanês Jaish-e-Mohammed, responsável em 2001 por um ataque ao parlamento da Índia que gerou uma escalada militar na fronteira entre os dois países.

O comunicado indica que Sharif telefonou a Modi para falar do ataque - que visou a base de Pathankot, no Punjab, estado do norte da Índia próximo da fronteira com o Paquistão -- e que Modi "enfatizou com firmeza a necessidade de o Paquistão tomar ações imediatas e firmes contra as organizações e indivíduos responsáveis ou com ligações ao ataque terrorista de Pathankot".

O texto acrescenta que Sharif deu garantias de que o seu governo tomará "ações rápidas e concretas".

O ataque de sábado foi reivindicado na segunda-feira pelo Conselho Unido da 'Jihad', uma organização que agrupa combatentes 'jihadistas' do Caxemira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório