Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Governo e Conselho de Transição do Burkina Faso apresentam demissão

O Governo do Burkina Faso demitiu-se hoje para deixar o caminho livre à equipa de Roch Marc Christian Kaboré, o Presidente recém-eleito que toma posse na terça-feira em Ouagadougou, revelaram fontes oficiais.

Governo e Conselho de Transição do Burkina Faso apresentam demissão
Notícias ao Minuto

19:55 - 28/12/15 por Lusa

Mundo Sucessão

"Nos termos do artigo 20.º da Carta de Transição, a transição termina a 29 de dezembro, data da posse do Presidente recém-eleito. Para o efeito, o primeiro-ministro, Yacouba Isaac Zida, entregou a sua demissão e a do seu Governo", informa um comunicado enviado à Agência France Presse.

O Presidente do Burkina Faso, Michel Kafando, deve passar a pasta ao seu sucessor, Roch Kaboré, na terça-feira.

O governo de transição, composto por 26 membros e chefiado pelo tenente-coronel Isaac Zida, entrou em funções após a queda do então Presidente Blaise Compaoré, em outubro de 2014, e teve por "missão principal devolver ao país a ordem constitucional normal", assinala o comunicado.

Hoje terminou também o mandato do Conselho Nacional de Transição (o parlamento interino, que durante o seu mandato adotou 110 leis), informou o seu presidente, Chériff Sy, devendo o novo parlamento, saído das eleições conjuntas (legislativas e presidenciais) de 29 de novembro, estar instalado na quarta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório