Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 20º

Portugal devia reforçar presença diplomática no Equador

Portugal devia reforçar a presença diplomática no Equador, interessado em energias alternativas, azeite e construção naval, aconselha o cônsul equatoriano em Lisboa, onde este domingo, pela primeira vez, 141 equatorianos puderam votar nas eleições no seu país.

Portugal devia reforçar presença diplomática no Equador
Notícias ao Minuto

13:56 - 17/02/13 por Lusa

Mundo Consulado

Em declarações à agência Lusa, César Frixone Franco qualifica como "muito boas e cordiais" as relações entre Portugal e Equador, dois países com "interesses comuns".

Porém, lamenta o cônsul geral, o investimento diplomático do Equador – com embaixada e consulado geral em Lisboa – não tem tido equivalência da parte de Portugal, que dispõe apenas de dois cônsules honorários, nas cidades de Quito e Guayaquil.

"Talvez falte um escritório oficial de Portugal no Equador", diz Frixone Franco. "Oxalá, com o tempo, possa haver uma correspondência para se abrir uma embaixada de Portugal no Equador", espera.

Em Portugal vivem cerca de 500 equatorianos, dos quais 141 estão inscritos como eleitores e puderam hoje, pela primeira vez, votar nas eleições presidenciais e legislativas que decorrem no seu país.

Sobretudo de etnia indígena otavalenha, os equatorianos residentes em Portugal dedicam-se ao artesanato têxtil, mas estão também empregados na construção civil. Alguns estão a fazer estudos pós-licenciatura, nas áreas de administração, marketing, negócios e história, nas "prestigiadas" universidades portuguesas.

No que às relações económicas diz respeito, o Equador está a importar energias alternativas – eólica, geotérmica e solar –, e Portugal "tem uma grande experiência" neste domínio, refere Frixone Franco.

Além disso, há o azeite português, "de muito boa qualidade", que não chega ao Equador, onde só se encontra produto originário de Espanha e Itália, e também a "experiência em indústria naval", na qual Portugal dispõe de "mão-de-obra especializada".

Em troca, o Equador tem para oferecer petróleo ao "melhor preço do mercado internacional", marisco e peixe, bananas (é o primeiro exportador do mundo) e outras frutas exóticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório