Procurar

Protesto contra proibição de cultivo de ópio no Afeganistão faz 2 mortos

Um protesto contra a tentativa de impedir o cultivo de ópio no Afeganistão provocou a morte de pelo menos dois mortos, na sequência de uma campanha do governo talibã para erradicar esta droga do país, informaram hoje autoridades locais.

Protesto contra proibição de cultivo de ópio no Afeganistão faz 2 mortos

© Getty Images

Lusa
05/05/2024 12:00 ‧ há 1 ano por Lusa

Os protestos ocorreram no sábado no nordeste do Afeganistão, quando uma centena de residentes locais tentaram dificultar uma inspeção anti-drogas em algumas das suas casas, de acordo com a agência noticiosa EFE.

"Os manifestantes atacaram os seguranças, que em defesa tentaram expulsar os protestos que infelizmente provocaram a morte de duas pessoas", disse à EFE o diretor de Informação e Cultura de Badakhshan, Zabiullah Amiri.

O principal porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mujahid, anunciou que os acontecimentos serão investigados, quando alguns manifestantes "tentaram atacar as forças de segurança envolvidas na luta contra o cultivo de papoila, o que resultou em acontecimentos trágicos".

Um residente local disse que as forças de segurança invadiram casas particulares e torturaram residentes locais.

A proibição do cultivo de ópio e de outras substâncias semelhantes no Afeganistão foi uma das promessas dos talibãs quando chegaram ao poder, em agosto de 2021, numa tentativa de erradicar o consumo de drogas no país.

Estas restrições afetaram milhares de agricultores em zonas remotas das províncias de Badakhshan e Helmand (no nordeste do país), aos quais não foi oferecida uma alternativa económica para ganhar a vida após a proibição das atividades narcóticas há mais de dois anos.

O cultivo de ópio diminuiu 95% no Afeganistão desde que as autoridades talibãs proibiram a sua produção em abril de 2022, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também: Condenado é reconhecido pela PSP e acaba detido para cumprir pena

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10