Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Fuga de material radioativo detetada no aeroporto de Nova Deli

Uma fuga de material radioativo foi hoje detetada no aeroporto internacional de Nova Deli num carregamento de medicamentos, que foi selado por equipas de emergência, segundo fonte oficial citada pela agência France Presse (AFP).

Fuga de material radioativo detetada no aeroporto de Nova Deli
Notícias ao Minuto

15:29 - 29/05/15 por Lusa

Mundo Índia

Quatro caixas de medicamentos radioativos foram encontradas danificadas perto da zona de processamento de carga da companhia aérea turca 'Turkish Airlines', disse à AFP um oficial da Força Nacional de Resposta a Desastres.

O canal de televisão local NDTV noticiou que dois trabalhadores do aeroporto internacional Indira Gandhi que foram expostos à fuga foram levados para o hospital para exames de precaução.

"A situação está sob controlo, as nossas equipas estão no local e não há necessidade de entrar em pânico", acrescentou sob condição de anonimidade o oficial da força de emergência, acrescentando que "especialistas em energia atómica estão a estudar e a analisar a situação, e o carregamento foi isolado".

As autoridades do aeroporto garantem que a área de exposição é muito longe de qualquer um dos terminais de passageiros, e que "não há absolutamente qualquer risco" de estes serem expostos à radiação.

"A área em questão foi selada e, segundo uma análise preliminar da situação, o material é pouco radioativo", afirmaram em comunicado, acrescentando que "todas as operações com passageiros estão a proceder com segurança e normalidade, sem qualquer interrupção".

O ministro do interior indiano Rajnath Singh confirmou o incidente, confirmando que "a fuga foi selada".

O material, identificado como Iodo Radioativo I-131, é usado para tratar problemas na tiroide e deveria ter sido entregue a um hospital privado na capital indiana.

Em 2010, um trabalhador de um ferro-velho de Nova Deli morreu de envenenamento por radiação e sete outros foram feridos, aumentando as preocupações sobre o tratamento de material radioativo na Índia.

O grupo de defesa ambiental Toxic Links estima que a Índia produza 5 milhões de toneladas de resíduos industriais perigosos todos os anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório