Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Cerveja pode prevenir Alzheimer e Parkinson

Cientistas chineses anunciaram ter descoberto que a cerveja pode ajudar a prevenir patologias neurodegenerativas como as doenças de Alzheimer e Parkinson. Isto deve-se a um composto, capaz de proteger as células do cérebro de eventuais danos.

Cerveja pode prevenir Alzheimer e Parkinson
Notícias ao Minuto

19:48 - 20/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Saúde

De acordo com um estudo publicado na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry da Associação Americana de Química, este composto, chamado "xanthohumol" e encontrado no lúpulo, planta utilizada para a produção da cerveja, tem potencial para atrasar e mesmo prevenir o aparecimento do Alzheimer e do Parkinson.

Vários estudos apontam que o 'stress oxidativo' afeta as células neuronais. Isso faz com que seja considerado um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cerebrais. Portanto, proteger estas células pode significar a prevenção ou, pelo menos, o atraso na progressão de patologias do género.

Uma vez que o "xanthohumol" tem chamado a atenção dos investigadores por ter propriedades antioxidantes, anticancerígenas e conseguir proteger o sistema cardiovascular, a equipa da Universidade de Langzhou, na China, coordenada por Jianguo Fang, decidiu estudar os seus efeitos nas células cerebrais, como noticia o Boas Notícias.

Ao desenvolver testes em ratos, os cientistas constataram que este composto do lúpulo, presente na cerveja, é capaz de proteger os neurónios e, potencialmente, atrasar o avanço das doenças neurodegenerativas, pelo que poderá ser, no futuro, "um bom candidato para combater estes problemas", explica um comunicado divulgado pela ACS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório