Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 19º

Começou julgamento de dirigentes do partido neonazi grego

O julgamento de 69 membros do partido neonazi grego Aurora Dourada, incluindo dirigentes, acusados de participarem numa "organização criminosa", começou hoje perto de Atenas, na ausência dos principais acusados.

Começou julgamento de dirigentes do partido neonazi grego
Notícias ao Minuto

08:48 - 20/04/15 por Lusa

Mundo Aurora Dourada

O fundador do partido, Nikos Michaloliakos, e a maioria dos dirigentes do Aurora Dourada não compareceram à audiência no tribunal, segundo constatou um jornalista da agência AFP.

Após 15 meses de uma investigação que se iniciou após a morte, em setembro de 2013, de um músico antifascista por um membro do Aurora Dourada (Chrysí Avgí, XA), vão ser julgados o fundador, os principais quadros e ex-deputados desta formação, além de dezenas de simpatizantes do partido, que se distinguiu pela violência contra os imigrantes.

Além da acusação principal, por "participação numa organização criminosa", os suspeitos serão também julgados por tentativa de assassínio, posse de armas ou atos de violências racista, fomentadas por esta formação de inspiração xenófoba e antissemita.

Chegado pela primeira vez ao parlamento nas eleições legislativas de 2012, com 18 deputados, o Aurora Dourada manteve o resultado nas legislativas de 25 de janeiro, quando ficou em terceiro lugar, com 17 deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório