Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

Seis civis e dois soldados morreram no leste da Ucrânia

Pelo menos seis civis e dois soldados ucranianos foram mortos durante violentos combates no leste da Ucrânia durante o dia de sábado, informaram hoje uma fonte governamental e os rebeldes pró-russos.

Seis civis e dois soldados morreram no leste da Ucrânia
Notícias ao Minuto

10:58 - 01/02/15 por Lusa

Mundo Confrontos

Três civis morreram e outro ficou gravemente ferido num bombardeamento que atingiu as suas casas, em duas cidades controladas pelo Governo ucraniano e que ficam na região de Lugansk, de acordo com o governador local, Gennadiy Moskal, aliado de Kiev.

Dois soldados foram mortos por um foguete na cidade de Schastya, a 20 quilómetros ao norte de Lugansk, referiu ainda Moskal.

O porta-voz dos rebeldes referiu às agências de notícias que três civis morreram e 19 ficaram feridos depois de bombardeamentos, que ocorreram nas últimas 24 horas, na região de Donetsk.

Estas mortes estão a ser divulgadas depois do fracasso das conversações de paz em Minsk, que aconteceram no sábado, visando um acordo de cessar-fogo imediato para travar os combates no leste da Ucrânia, que desde abril já provocaram a morte de mais de 5.100 pessoas.

A chanceler alemã, Angela Merkel, vai reunir-se na segunda-feira com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, e irão tratar de temas como as sanções à Rússia.

Orban diz que estas sanções vão contra o interesse do seu país, que tem uma política externa mais voltada para o leste, sobretudo com uma aproximação maior com a Rússia.

As sanções do Ocidente -- sobretudo dos Estados Unidos e da União Europeia -- impostas à Rússia estão ligadas ao envolvimento do país ao conflito na Ucrânia.

Os russos são acusados pelos países ocidentais de fornecer armas e tropas aos rebeldes pró-russos no conflito no leste da Ucrânia, nas regiões de Donetsk e Lugansk. A Rússia nega todas as acusações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório