Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

Sangue das lamas pode ajudar no combate ao vírus da Sida

As lamas podem revolucionar as pesquisas sobre o vírus da Sida. Segundo um estudo publicado na revista PLOS Pathogens, e citado pelo site da Globo, o sangue destes animais contem pelo menos quatro raros anticorpos que atacam de forma coordenada o vírus.

Sangue das lamas pode ajudar no combate ao vírus da Sida
Notícias ao Minuto

13:13 - 22/12/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Descoberta

O combate do vírus da Sida pode agora ter uma nova fase. De acordo com um grupo de cientistas da University College London, o sangue das lamas contem pelo menos quatro raros anticorpos que atacam de forma coordenada o vírus VIH.

A descoberta foi publicada na revista PLOS Pathogens, e citada pelo site da Globo, e pode levar à criação de uma vacina mais capaz do que aquelas até hoje desenvolvidas, e descritas pelos pesquisadores como “dececionantes”.

De acordo com a publicação, o sangue destes mamíferos produz “anticorpos neutralizantes” não encontrados no sangue dos seres humanos e que se mostraram eficazes no extermínio do vírus. Porém, estes anticorpos apenas aparecem após várias sessões de imunização e, mesmo assim, ainda em concentrações baixas.

Para os cientistas a descoberta é um passo em frente, mas é necessário estudar mais e encontrar formas de levar a que os níveis de concentração de anticorpos sejam mais elevados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório