Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Boko Haram nega ter chegado a acordo de cessar-fogo

O líder do grupo islamita nigeriano Boko Haram negou que tenha chegado a acordo para um cessar-fogo com o governo da Nigéria, que este tinha anunciado, em gravação vídeo obtida hoje pela AFP.

Boko Haram nega ter chegado a acordo de cessar-fogo
Notícias ao Minuto

22:48 - 31/10/14 por Lusa

Mundo Nigéria

Abubakar Shekau, além da negação, classificou o anúncio governamental como uma mentira e excluiu aparentemente a realização de conversações futuras.

Em 17 de outubro, a Presidência da Nigéria e fontes militares asseguraram ter sido alcançado um acordo com o Boko Haram, que previa o cessar-fogo e a libertação de 200 raparigas que foram sequestradas pelos extremistas.

"O acordo de cessar-fogo foi conseguido entre o governo da Nigéria e o Jamaátu Ahlis Sunna Lidda'awati wal-Jhiad (Boko Haram)", disse à France Press, Alex Badeh, da Força Aérea da Nigéria.

Hassan Tukur, assessor do chefe de Estado nigeriano, também confirmara à AFP que tinha sido alcançado um acordo para acabar com as hostilidades e libertar as 219 raparigas mantidas em cativeiro pelos extremistas islâmicos desde abril.

O líder do Boko Haram disse agora também que estas jovens, raptadas da sua escola, em abril, na remota cidade de Chibok, no Estado do Borno, tinham-se convertido ao islamismo e casado.

Ainda no mesmo vídeo, Abubakar Shekau garantiu que mantém um refém de nacionalidade alemã, que foi raptado em meados deste ano no Estado de Adamawa, no nordeste da Nigéria.

Esta foi a primeira vez que Shekau reivindicou a posse do refém -- "temos refém o vosso alemão" -, cujo rapto ocorreu em Gombi, uma localidade situada a 100 quilómetros da capital do Estado, Yola, em 16 de julho.

Contactado pela agência noticiosa AFP, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha declinou fazer qualquer comentário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório