Detidos mais três líderes dos taxistas em Angola por associação criminosa

Três presidentes de associações de taxistas em Angola foram detidos por suspeita de associação criminosa, incitação à violência, terrorismo e atentado contra a segurança dos transportes, anunciaram hoje as autoridades angolanas.

Relatório aponta para 91 lojas vandalizadas em Luanda e Malanje em três dias de tumultos

© Lusa

Lusa
11/08/2025 21:54 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Angola

As detenções foram realizadas ainda no âmbito de investigações na sequência dos tumultos que causaram pelo menos 30 mortos, mais de 200 feridos e de 1.500 detidos, entre 28 de julho e 01 de agosto.

 

Depois do presidente e do vice-presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA), Francisco Paciente e Rodrigo Luciano Catimba, respetivamente, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) deu conta da detenção dos líderes da Associação de Taxistas de Angola (ATA), Francisco Eduardo, da Cooperativa de Táxis Comunitários de Angola (CTCA), Rafael Ginga Inácio, e da Cooperativa dos Taxistas e Motociclistas Freitas (CTMF), António Alexandre Freitas.

As detenções foram efetuadas este domingo em Luanda "por factos que se configuram na prática dos crimes de associação criminosa, incitação à violência, atentado contra a segurança nos transportes e terrorismo, consubstanciado em fortes indícios do seu envolvimento na promoção dos atos de vandalismo e arruaça contra bens e serviços públicos e privados", justificou o SIC em comunicado.

Angola registou na última semana atos de vandalismo, violência e pilhagem, na sequência de uma paralisação convocada por taxistas, em protesto face à subida do preço dos combustíveis e, consequentemente, das tarifas dos transportes públicos.

Leia Também: Angola apela à população para manter postura cívica e ordeira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas