Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Afeganistão e Estados Unidos assinam acordo de segurança

O Afeganistão e os Estados Unidos assinaram hoje um acordo bilateral de segurança que regula a presença militar norte-americana em território afegão após a retirada das forças da NATO no final de 2014.

Afeganistão e Estados Unidos assinam acordo de segurança
Notícias ao Minuto

12:35 - 30/09/14 por Lusa

Mundo Território

O embaixador dos Estados Unidos em Cabul, James B. Cunningham, e o recém-nomeado conselheiro de segurança do novo presidente afegão, Hanif Atmar, assinaram o acordo no palácio presidencial às 15:15 locais (11:45 em Lisboa), segundo imagens transmitidas em direto pela televisão.

O presidente afegão, Ashraf Ghani, que tomou posse na segunda-feira, assistiu à assinatura do acordo, designado pela sigla em inglês BSA (Bilateral Security Agrrement).

Cunningham e Atmar assinaram também hoje um acordo semelhante com a NATO, o chamado Sofa (Status of Forces Agreement), que regula a presença da Aliança Atlântica no Afeganistão em 2015.

Ao abrigo dos acordos hoje assinados, cerca de 12.500 militares estrangeiros, 9.800 deles norte-americanos, permanecerão no país após a retirada das tropas da NATO prevista para o final de 2014.

A missão no terreno a partir de 2015 tem o nome de "Resolute Support" (Apoio Firme) e centra-se no treino, aconselhamento e apoio às forças afegãs que combatem os talibãs.

A atual missão da NATO no Afeganistão é integrada por cerca de 41.000 militares, menos de um terço dos 130.000 no terreno em 2012.

O ex-presidente afegão Hamid Karzai, que cessou funções na segunda-feira, recusou assinar o acordo de segurança, apesar de este ter sido aprovado por uma assembleia tradicional (Loya Jirgah), mas tanto Ghani como o seu rival na corrida presidencial, Abdullah Abdullah, prometeram assinar o documento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório