Kyiv estima que Rússia terá cometido 167 mil crimes de guerra desde 2022

O provedor da Justiça ucraniano, Dmitró Lubinets, estimou que a Rússia terá cometido 167 mil crimes de guerra até hoje, desde fevereiro de 2022, data do início da invasão da Ucrânia.

Notícia

© Stas Yurchenko/Anadolu Agency via Getty Images

Lusa
18/05/2025 15:53 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

No decorrer da conferência Lennart Meri, em Talin, Estónia, Dmitró Lubinets sublinhou também que durante os 1.180 dias de guerra, houve mais de 45 mil vítimas civis e 625 crianças morreram.

 

"O mais pequeno tinha dois dias. Morreu durante um bombardeamento a uma maternidade em Zaporijia", destacou.

Dmitró Lubinets também denunciou que a Rússia "sequestra crianças ucranianas, muda-lhes o nome, dá-os para 'adoção' e prepara-as para a guerra contra a sua própria pátria".

"Não se trata apenas de crimes. Trata-se de um desafio a tudo o que costumávamos chamar de Direito", enfatizou.

Lubinets acrescentou que o direito internacional humanitário "é impotente hoje em dia".

"Existe, mas não funciona. As suas violações não têm consequências e, por isso, repetem-se. O mundo continua a responder ao mal com diplomacia e preocupação. Enquanto a Rússia responde com mísseis e drones", sustentou.

Leia Também: Zelensky e Vance conversam sobre próximo telefonema entre Trump e Putin

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas