Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 19º

Japão prepara mais sanções contra Moscovo

O Japão anuncia sexta-feira novas sanções contra a Rússia devido ao seu papel na crise da Ucrânia, mantendo-se em sintonia com as decisões recentes dos Estados Unidos e da União Europeia.

Japão prepara mais sanções contra Moscovo
Notícias ao Minuto

06:30 - 18/09/14 por Lusa

Mundo Ucrânia

Como membro do G7, o Governo de Shinzo Abe, que atualmente mantém congelados os ativos de 40 pessoas e duas entidades vinculadas ao Governo russo e envolvidas na anexação da Crimeia, aplicará sanções adicionais como decidiram Washington e Bruxelas a 12 de setembro.

Entre as possibilidades abertas estão o aumento da lista de pessoas e grupos com ativos congelados e a aplicação de sanções ao setor financeiro e energético.

As novas sanções deverão, contudo, ser mais restritas do que as aplicadas pelos Estados Unidos e União Europeia já que Tóquio não tem interesse em prejudicar os seus laços com Moscovo no que toca a uma solução para a disputa territorial sobre um conjunto de ilhas, denominadas pelos japoneses como Territórios do Norte.

Da parte russa é, no entanto, esperada uma reação negativa que poderá passar também pelo adiamento da visita do Presidente russo, Vladimir Putin, a Tóquio, que estava prevista para breve.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório