Teerão confirma compra de caças Su-35 à Rússia

Um comandante da Guarda Revolucionária iraniana confirmou hoje que as autoridades iranianas adquiriram caças russos Sukhoi-35 a Moscovo, no âmbito do reforço das relações bilaterais de cooperação militar, sem fornecer mais pormenores sobre o assunto.

Notícia

© iStock

Lusa
27/01/2025 19:01 ‧ 27/01/2025 por Lusa

Mundo

Teerão

"Sempre que necessário, faremos aquisições militares para reforçar as nossas forças aéreas, terrestres e navais", declarou o comandante Ali Shadmani, 'número dois' do quartel-general de Khatam al-Anbiya, citado pelo diário iraniano Entekhab.

 

"Apesar das conspirações e ameaças do inimigo, todos realizaram esforços por instaurar a paz e a segurança no país", sublinhou, acrescentando que as forças iranianas "defendem cada centímetro do território sagrado do país".

O anúncio surge na sequência da recente assinatura de um acordo estratégico entre o Irão e a Rússia, ratificado durante uma visita oficial ao país euro-asiático pelo Presidente iraniano, Massud Pezeshkian, que na sexta-feira descreveu o acordo como uma demonstração da aspiração bilateral ao "multilateralismo".

O acordo, que estava a ser negociado há anos, representa as linhas mestras dos próximos 20 anos de relações bilaterais: 47 artigos sobre cooperação em matéria de tecnologia, informação e cibersegurança, cooperação em matéria de energia nuclear pacífica, iniciativas de combate ao terrorismo, cooperação regional, questões ambientais, o mar Cáspio e a luta contra o branqueamento de capitais e o crime organizado.

Leia Também: Irão condena resolução do PE que denuncia violações dos direitos humanos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas