Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

John Kerry escutado pelos serviços secretos alemães

A agência secreta alemã escutou "acidentalmente" conversas telefónicas do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e espia a Turquia desde 2009, noticiou hoje a revista alemã Der Spiegel.

John Kerry escutado pelos serviços secretos alemães
Notícias ao Minuto

15:03 - 16/08/14 por Lusa

Mundo Der Spiegel

Segundo a revista, os serviços secretos BND intercetaram "acidentalmente", em 2013, conversas de John Kerry em que discutia a tensão no Médio Oriente.

As relações entre os dois países estavam tensas desde o ano passado, quando Edward Snowden revelou que Washington tinha levado a cabo uma intensa operação de espionagem na Alemanha, incluindo escutas à chanceler Angela Merkel.

A polémica reavivou-se no mês passado, quando dois alegados agentes alemães que trabalhavam para os serviços secretos norte-americanos foram desmascarados.

Segundo o semnário alemão, a BND também anda a espiar a Turquia desde 2009 e, apesar de o Governo alemão rever o programa de espionagem de quatro em quatro anos, não modificou as prioridades depois do escândalo sobre a espionagem norte-americana.

As revelações agora feitas pela revista Der Spiegel surgem depois de ter sido divulgado que os serviços secretos alemães tinham escutado chamadas telefónicas da antiga chefe da diplomacia norte-americana Hillary Clinton.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório