Meteorologia

  • 20 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 20º MÁX 28º

Algumas batatas fritas (e não só) vão sair do mercado. Entenda porquê

Em causa estão aditivos de sabor que passam a ser proibidos na UE.

Algumas batatas fritas (e não só) vão sair do mercado. Entenda porquê
Notícias ao Minuto

12:46 - 12/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo União Europeia

Oito aditivos que dão um sabor fumado a muitos alimentos que encontramos no supermercado, principalmente batatas fritas, vão ser proibidos na União Europeia. 

Esta medida foi aprovada pelos 27 Estados-membros da União Europeia há dois meses para proteger a saúde dos cidadãos, uma vez que estas substâncias têm um elevado risco de causar danos no material genético.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) foi responsável pela elaboração do parecer que anuncia este dano. "A genotoxicidade é a capacidade de uma substância química danificar o material genético das células. As alterações ou mutações na informação genética contida numa célula podem aumentar o risco de desenvolver doenças como o cancro e doenças hereditárias", afirma Wim Mennes, presidente do grupo de trabalho da EFSA. "Para este tipo de toxicidade, não é possível definir um nível de segurança.

O regulamento formalmente adotado pela Comissão entrará em vigor no final da primavera. Na realidade, porém, foram estabelecidos diferentes períodos de eliminação progressiva para dar aos produtores e operadores tempo para se adaptarem às novas regras.

Que alimentos são afetados?

Estes aditivos são utilizados para substituir o fumo tradicional em produtos como presuntos, peru fumado, salsichas, bacon, peixes como o salmão, o arenque ou a truta fumada e queijos, como o cheddar fumado.

Nestes casos, prevê-se que a retirada seja progressivamente feita nos próximos cinco anos. No entanto, há outros produtos que terão de ser retirados mais cedo. Concretamente, dentro de dois anos, estes aditivos, utilizados para realçar o sabor, serão gradualmente eliminados de sopas, de batatas fritas, por exemplo, com sabores de churrasco, molhos, bebidas, gelados e produtos de confeitaria.

Quais são os aditivos proibidos?

  • Zesti Smoke Código 10 (SF-002)
  • Fumokomp (SF-009)
  • SmoKEz C-10 (SF-005)
  • Concentrado de fumo 809045 (SF-003)
  • ProFagus Smoke R709 (SF-008)
  • ProFagus Smoke R714 (SF-001)
  • SmokEz Enviro-23 (SF-006)
  • Scansmoke SEF7525 (SF-004)

De alertar ainda que estes aditivos não estão especificamente descritos nos rótulos do produto, pelo que se procurar, apenas detetará "intensificadores de sabor". 

Assim sendo, é difícil perceber, para já, quais os produtos que serão afetados.

Leia Também: Chefs Alexandre Silva e André Cruz promovem comida portuguesa nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório