Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 24º

EUA preocupados com ameaças israelitas de cortar com bancos palestinianos

A secretária do Tesouro dos EUA mostrou "preocupação" com a ameaça do ministro das Finanças de Israel, de cortar as relações entre os bancos palestinianos e os bancos correspondentes em Israel.

EUA preocupados com ameaças israelitas de cortar com bancos palestinianos
Notícias ao Minuto

23:05 - 23/05/24 por Notícias ao Minuto

Economia Israel/Palestina

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, admitiu "preocupação" com a ameaça feita pelo ministro das Finanças israelita, Bezalel Yoel Smotrich, de cortar relações entre bancos israelitas e bancos palestinianos, o que poderia significar o fim de uma fonte crítica de financiamento para a economia palestiniana, nomeadamente na Cisjordânia.

Os EUA e os seus parceiros "têm de fazer tudo o que é possível para aumentar a ajuda humanitária aos palestinianos em Gaza, reduzir a violência na Cisjordânia e estabilizar a economia na Cisjordânia", disse Yellen numa conferência de imprensa, citada pela agência Reuters, no âmbito de uma reunião dos ministros das Finanças do G7, que começa na sexta-feira.

"Espero que outros países expressem preocupação sobre o impacto de tal decisão na economia da Cisjordânia. Penso que isto teria um efeito muito adverso também sobre Israel", observou a secretária de Estado, sobre a ameaça israelita.

Smotrich disse que não irá renovar uma isenção que permite aos bancos israelitas processar pagamentos em shekels - a moeda oficial de Israel - por serviços e salários vinculados à Autoridade Palestiniana, que expira a 1 de julho.

Isso porque os palestinianos continuam a financiar o "terrorismo", criticou o ministro israelita numa mensagem no X (antigo Twitter), considerando que os bancos de Israel podem ser processados por violarem as leis de financiamento antiterrorismo.

"O sistema financeiro da Autoridade Palestiniana está infetado com terrorismo até ao pescoço", reiterou.

Leia Também: Ministro israelita advoga luta contra as sanções impostas pelos EUA

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório