Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Procuradoria alemã acusa 7 homens de planearem ataques terroristas

A Procuradoria Federal alemã anunciou hoje que apresentou acusações contra sete suspeitos de serem membros de uma organização 'jihadista' com ligações ao Estado Islâmico (EI) Khorasan, conhecido como ISIS-K, e de planearem atentados.

Procuradoria alemã acusa 7 homens de planearem ataques terroristas
Notícias ao Minuto

17:03 - 24/04/24 por Lusa

Mundo Alemanha

Segundo o Ministério Público de Karlsruhe (sudoeste), os acusados são cinco cidadãos do Tajiquistão e dois nacionais do Quirguistão e do Turquemenistão.

Os suspeitos viviam na Ucrânia e pouco depois da invasão russa, em fevereiro de 2022, mudaram-se para a Alemanha, onde, segundo a reconstituição dos investigadores, fundaram um grupo extremista.

O grupo teria o objetivo de levar a cabo ataques como os perpetrados pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Alemanha ou noutros países europeus, mantendo contactos com membros da ISIS-K e com um outro indivíduo baseado nos Países Baixos, onde foi referenciado num processo judicial.

Os sete homens pesquisaram potenciais alvos na Alemanha e procuraram obter financiamento e armas, apesar de ainda não terem um plano concreto para realizar um ataque.

Seis dos implicados são igualmente suspeitos de terem angariado fundos e transferido vários milhares de euros para responsáveis do EI no estrangeiro.

A acusação do Ministério Público inclui sete crimes de criação de uma organização terrorista nacional e seis crimes de apoio a organização terrorista estrangeira.

Os homens foram detidos em julho de 2023 e encontram-se em prisão preventiva desde então.

Leia Também: Eurodeputado alemão mantém candidatura apesar de escândalo de espionagem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório