Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 30º

Atenas acorda em tons laranja com poeiras do norte de África

As autoridades na Grécia alertam que as concentrações de poeira podem reduzir a luz solar e a visibilidade, enquanto o aumento dos níveis de partículas finas de poluição representa riscos para a saúde.

Notícias ao Minuto

08:54 - 24/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Grécia

Nuvens de poeira do Saara cobriram Atenas e outras cidades gregas esta terça-feira. Segundo as autoridades, este é um dos piores episódios do género a atingir o país desde 2018. 

Uma névoa amarela-laranja sufocou várias regiões após dias de ventos fortes vindos do sul, limitando a visibilidade e alertando as autoridades sobre riscos respiratórios.

"É um dos episódios mais graves de concentração de poeira e areia do Saara desde 21 e 22 de março de 2018, quando as nuvens invadiram a ilha de Creta em particular”, disse Kostas Lagouvardos, diretor de pesquisa meteorológica do Observatório de Atenas, citado pelo The Guardian.

O Saara liberta entre 60 a 200 milhões de toneladas de poeiras por ano. Enquanto as partículas maiores regressam rapidamente à Terra, as mais pequenas podem viajar milhares de quilómetros, atingindo potencialmente toda a Europa.

Leia Também: Poeiras não colocaram em causa saúde dos mais sensíveis, diz relatório

Recomendados para si

;
Campo obrigatório