Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Republicanos enviam para Senado processo de destituição de Mayorkas

A Câmara de Representantes enviou hoje para o Senado dois artigos de destituição contra o secretário de Segurança Interna norte-americano, forçando um julgamento sobre as alegações de recusa "deliberada e sistemática" aplicar as leis de imigração.

Republicanos enviam para Senado processo de destituição de Mayorkas
Notícias ao Minuto

00:02 - 17/04/24 por Lusa

Mundo EUA

Embora o Senado seja obrigado a realizar um julgamento ao abrigo das regras de destituição assim que as acusações contra Alejandro Mayorkas forem apresentadas no Capitólio, o processo poderá não durar muito tempo.

Espera-se que os democratas tentem rejeitar ou apresentar as acusações ainda esta semana, antes de se iniciarem os argumentos completos.

A Câmara de Representantes tem uma maioria republicana e os republicanos defendem que deve haver um julgamento completo.

Ao assinar os artigos na segunda-feira, em preparação para os enviar para o Capitólio, o presidente da Câmara de Representantes, Mike Johnson, disse que o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer (democrata), deveria convocar um julgamento para "responsabilizar plenamente quem engendrou esta crise".

Schumer "é o único impedimento para prestar contas ao povo americano", disse Johnson. "De acordo com a Constituição, a Câmara exige um julgamento."

Caso seja destituído, será a primeira vez em 150 anos que um secretário norte-americano sofre essa sanção.

Alejandro Mayorkas é visado neste processo por, alegadamente, não ter sabido gerir a segurança dos Estados Unidos na fronteira sul, designadamente por se recusar a aplicar a lei existente e por violar a confiança pública ao mentir ao Congresso e ao dizer que a fronteira era segura.

Leia Também: Congresso dos EUA. Relatório acusa China de fomentar produção de fentanil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório