Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Congresso dos EUA adia envio dos artigos sobre Mayorkas para o Senado

O líder republicano da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, vai adiar o envio dos artigos da destituição do secretário da Segurança Interna, Alejandro Mayorkas para o Senado, depois dos senadores republicanos terem pedido na terça-feira mais tempo para reunirem apoio.

Congresso dos EUA adia envio dos artigos sobre Mayorkas para o Senado
Notícias ao Minuto

06:28 - 10/04/24 por Lusa

Mundo Congresso dos EUA

A súbita mudança de planos lançou novas dúvidas sobre o processo, a primeira destituição de um secretário de Estado em cerca de 150 anos.

Numa crítica a forma como a Administração Biden tem lidado com a fronteira do sul, os republicanos da Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso) tentaram em fevereiro aprovar o processo de destituição de Alejandro Mayorkas, mas adiaram o envio dos artigos enquanto concluíam o acordo do orçamento federal.

O objetivo de Mike Johnson era enviar a acusação de destituição ao Senado esta quarta-feira à noite, mas perante a evidência de que o processo seria rapidamente chumbado pelos democratas (que detêm a maioria de controlo desta câmara), os senadores republicanos pediram a Johnson que adiasse o envio para a próxima semana.

"Os nossos membros querem ter a oportunidade não apenas de debater, mas também de votar algumas das questões que queiram levantar", disse o senador do Dakota do Sul John Thune, o segundo líder republicano no Senado.

De acordo com as regras, os senadores estão obrigados a reunir-se como jurados no dia seguinte aos artigos da destituição serem entregues para julgamento.

"Não há qualquer motivo para o Senado abdicar da sua responsabilidade de realizar um julgamento de destituição", afirmou o porta-voz de Johnson, Taylor Haulsee, na declaração em que anunciou o andamento do envio dos artigos.

Os republicanos da Câmara dos Representantes acusaram Mayorkas, com dois artigos de impugnação: por se recusar a aplicar a lei existente e por violar a confiança pública ao mentir ao Congresso e ao dizer que a fronteira era segura.

Os democratas - e alguns republicanos - afirmam que as acusações se referem a uma disputa política, e não à proibição de crimes graves e contravenções prevista na Constituição.

Leia Também: Republicanos ultra conservadores pressionam líder no Congresso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório