Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Procuradores e polícia fazem buscas na casa da Presidente do Peru

A casa da Presidente do Peru, Dina Boluarte, foi alvo de buscas policiais no âmbito da investigação preliminar aberta por alegado crime de enriquecimento ilícito, noticiou hoje a imprensa local.

Procuradores e polícia fazem buscas na casa da Presidente do Peru
Notícias ao Minuto

07:24 - 30/03/24 por Lusa

Mundo Peru

Imagens divulgadas pela imprensa mostraram um grupo de agentes a arrombar a fechadura da casa da Presidente peruana, que na altura não estava em casa, onde se encontrava apenas um dos filhos, embora um dos advogados tenha chegado mais tarde à residência, na zona de Surquillo, em Lima.

A televisão Canal N mostrou imagens de um grande contingente policial que permanecia, esta madrugada, na área junto à casa da Presidente, enquanto vários agentes policiais e procuradores permaneciam no interior.

O Ministério Público ainda não avançou qualquer informação formal sobre a intervenção.

De acordo com a estação de rádio RPP, a busca e apreensão foi aprovada pelo juiz do Supremo Tribunal de Justiça, Juan Carlos Checkley, na sequência de uma providência cautelar apresentada pelo procurador-geral Juan Carlos Villena no âmbito da investigação de alegado crime de enriquecimento ilícito, sob a forma de falta de registo de declarações em documentos.

Nos últimos dias, a Presidência do Peru e o Ministério Público têm estado em conflito relativamente ao processo iniciado no âmbito da investigação sobre a alegada falta de declaração dos relógios de luxo de Boluarte.

Na passada quarta-feira, o Ministério Público denunciou que as visitas à casa da governante e ao Palácio do Governo foram frustradas, enquanto a Presidência garantiu que os representantes do Ministério Público foram atendidos por pessoal do gabinete de Boluarte, depois de terem recebido uma notificação enviada à chefe de Estado.

O Procurador Supremo Hernán Mendoza declarou, perante a Comissão de Controlo do Congresso, que a Presidente "frustrou as investigações" ao não comparecer às convocatórias emitidas para terça e quarta-feira.

Na sequência desta situação, a defesa legal de Boluarte solicitou o reagendamento das diligências.

A 18 de março, o Ministério Público instaurou um processo preliminar contra Boluarte neste caso, uma vez que a Presidente devia ter declarado estes bens no registo de propriedade perante o Júri Nacional de Eleições (JNE) e o Ministério Público assinalou não ter sido feito.

No entanto, Boluarte declarou, na semana passada, que se comprometia a comparecer no Ministério Público para responder no âmbito desta investigação.

Leia Também: Artistas deixam última homenagem a criador de 'Dragon Ball' no Peru. Veja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório