Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Irão. AI denuncia campanha de repressão contra mulheres que não usam véu

A Amnistia Internacional (AI) denunciou hoje que as autoridades iranianas estão a levar a cabo uma campanha massiva de repressão contra as mulheres que não usam o véu islâmico obrigatório.

Irão. AI denuncia campanha de repressão contra mulheres que não usam véu
Notícias ao Minuto

08:45 - 06/03/24 por Lusa

Mundo Amnistia Internacional

Muitas mulheres iranianas deixaram de usar o véu islâmico obrigatório como forma de protesto e desobediência civil desde a morte de Mahsa Amini, em setembro de 2022, após terem sido presas justamente por usarem o hijab incorretamente, o que gerou fortes protestos no país.

Após vários protestos com uma repressão policial que causou centenas de mortos, as autoridades tentam reimpor o uso do véu, algo que consideram inegociável.

"Numa tentativa sinistra de minar a resistência ao uso obrigatório do véu na sequência da revolta da 'Liberdade para a Vida da Mulher', as autoridades iranianas estão a aterrorizar mulheres e raparigas, submetendo-as continuamente à vigilância e ao controlo policial", disse a diretora regional adjunta da AI para o Médio Oriente e Norte de África, Diana Eltahawy, em comunicado.

De acordo com a AI, as táticas de repressão vão desde parar as condutoras na estrada e confiscar os veículos, até à imposição de punições desumanas, como flagelações ou penas de prisão.

A AI recolheu testemunhos de 46 pessoas, incluindo 41 mulheres -- uma delas transexual -, uma menina e quatro homens.

Como resultado desta vigilância, centenas de milhares de veículos conduzidos por mulheres ou com passageiros do sexo feminino, mesmo com apenas nove anos, que não usavam o hijab ou o usavam "inadequadamente" foram confiscados desde abril de 2023, documenta a investigações da AI.

Leia Também: Amnistia acusa Telavive de não fazer mínimos para proteger palestinianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório