Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Ministro escocês demite-se após escândalo com roaming de 11 mil libras

O responsável usou um iPad com um tarifário de dados móveis pagos pelo parlamento escocês durante umas férias em família, em Marrocos. A fatura foi de quase 11 mil libras (cerca de 12.650 euros).

Ministro escocês demite-se após escândalo com roaming de 11 mil libras
Notícias ao Minuto

17:11 - 08/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Escócia

O ministro da Saúde da Escócia, Michael Matheson, demitiu-se, esta quinta-feira, após uma polémica sobre ter usado um iPad com tarifário de dados móveis pagos pelo parlamento escocês durante umas férias de família em Marrocos. No total, gastou 11 mil libras (cerca de 12.650 euros) em taxas de roaming.

Segundo o jornal britânico The Guardian, Michael Matheson demitiu-se antes de ser publicada uma investigação sobre como acumulou a fatura milionária, depois de ter admitido que os filhos usaram o iPad para ver jogos de futebol durante as férias de Natal em Marrocos, em 2022.

Na sua carta de demissão enviada ao primeiro-ministro escocês, Humza Yousaf, o político frisou que ainda não recebeu o relatório da investigação, que teve início no passado mês de novembro, mas decidiu demitir-se por não querer ser uma "distração".

"No entanto, é do meu interesse e do interesse do governo que eu me demita para garantir que isto não se torne uma distração para fazer avançar a agenda do governo", lê-se na carta, que foi publicada na rede social X (antigo Twitter).

Yousaf afirmou que aceitou a demissão "com tristeza" e sublinhou que Matheson prestou um "serviço tremendo" ao país. 

Em novembro, o responsável ofereceu-se para pagar três mil libras (3.450 euros) da fatura através do seu orçamento para despesas, sendo o resto suportado pelo parlamento escocês. No entanto, após uma onda de críticas, concordou em pagar o total de 10.935,74 libras do seu próprio bolso.

Michael Matheson justificou o valor da fatura com o facto de não ter conseguido mudar o tarifário pago pelo parlamento escocês para um novo que pudesse usar em Marrocos e afirmou que os dados móveis foram usados para atividades parlamentares. Posteriormente, os filhos terão admitido que usaram o iPad para ver jogos de futebol.

Michael Matheson foi ministro da Energia Transportes durante o governo da ex-primeira-ministra Nicola Sturgeon. Em março, foi nomeado ministro da Saúde pelo atual primeiro-ministro, Humza Yousaf.

Leia Também: Negacionista do Holocausto vai ser extraditado da Escócia para França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório