Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Governante escocês alvo de críticas por conta de iPad de 11 mil libras

O secretário de Estado da Saúde usou um iPad com um tarifário de dados móveis pago pelo parlamento durante umas férias em Marrocos. Já se ofereceu para pagar a despesa, mas a oposição admite avançar para uma moção de censura.

Governante escocês alvo de críticas por conta de iPad de 11 mil libras
Notícias ao Minuto

16:08 - 14/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Escócia

O secretário de Estado da Saúde da Escócia, Michael Matheson, está a ser alvo de críticas por ter usado um iPad com tarifário de dados móveis pago pelo parlamento escocês durante umas férias de família em Marrocos.

No total, gastou quase 11 mil libras (cerca de 12.650 euros) em taxas de roaming e pode mesmo enfrentar uma moção de censura se se recusar a entregar o aparelho. 

Segundo a Sky News, o responsável, membro do Partido Nacional (SNP) ofereceu-se para pagar três mil libras (3.450 euros) da fatura através do seu orçamento para despesas, sendo o resto suportado pelo parlamento escocês. No entanto, após uma onda de críticas, concordou em pagar o total de 10.935,74 libras do seu próprio bolso.

Michael Matheson justificou o valor da fatura com o facto de não ter conseguido mudar o tarifário pago pelo parlamento escocês para um novo que pudesse usar em Marrocos e afirmou que os dados móveis foram usados para atividades parlamentares.

Apesar de o incidente ter sido investigado por Holyrood, o histórico de navegação do iPad não foi verificado. "Não analisámos o histórico de navegação. O nosso objetivo principal foi analisar o volume de dados móveis consumidos, uma vez que tínhamos garantias de que se destinava a fins parlamentares", afirmou um porta-voz do parlamento.

Agora, o Partido Conservador, o principal da oposição, exige que Matheson entregue o iPad a especialistas para confirmar se foi utilizado exclusivamente para trabalho ou não.

"Este escândalo já se arrasta há vários dias  e Michael Matheson parece mais tímido a cada dia que passa", disse Douglas Ross, líder dos conservadores escoceses, instando o governante a fazer uma declaração pública sobre a polémica. 

Se o secretário de Estado da Saúde não entregar o iPad, a oposição admite avançar para uma moção de censura. "O que está em causa é a integridade de um membro sénior do SNP", disse um porta-voz do Partido Conservador. 

No entanto, o partido de Michael Matheson desvalorizou a polémica e recordou que o secretário de Estado "fez a coisa certa e concordou em pagar a fatura pessoalmente".

"Enquanto nós estamos concentrados em questões cruciais, como a gestão do nosso serviço de saúde durante o inverno, os Conservadores só querem falar de questões processuais", sublinhou um porta-voz.

Michael Matheson foi secretário de Estado da Energia Transportes durante o governo da ex-primeira-ministra Nicola Sturgeon. Em março, foi nomeado secretário de Estado da Saúde pelo atual primeiro-ministro, Humza Yousaf.

Leia Também: Escócia. Sete pessoas acusadas de gerir rede de abuso sexual de crianças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório