Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Irão afirma ter atacado "um grupo terrorista" no Paquistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão afirmou hoje que Teerão efetuou ataques aéreos com mísseis e 'drones' no Paquistão dirigidos unicamente a "um grupo terrorista" e não a civis paquistaneses.

Irão afirma ter atacado "um grupo terrorista" no Paquistão
Notícias ao Minuto

14:39 - 17/01/24 por Lusa

Mundo MNE

"Atingimos unicamente terroristas iranianos no território do Paquistão", declarou Hossein Amir-Abdollahian no Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça, um dia depois do ataque conduzido pelas forças iranianas que foi entretanto condenado por Islamabad.

Esta foi a primeira confirmação oficial de um responsável iraniano sobre esta operação que, segundo as autoridades paquistanesas, provocou a morte de duas crianças.

"Nenhum civil do país amigo e irmão do Paquistão foi visado pelos mísseis e 'drones' [aeronaves não tripuladas] iranianos. O designado grupo Jaish al-Adl [Exército da Justiça, em árabe], que é um grupo terrorista iraniano, foi atingido [pelos ataques]", insistiu o chefe da diplomacia do Irão.

"Este grupo encontrou refúgio em certos locais da província do Baluchistão", no oeste do Paquistão, junto à fronteira com o Irão, referiu o ministro.

Hossein Amir-Abdollahian acrescentou que este grupo efetuou "numerosas operações no Irão, em particular na região de Rask", onde 11 polícias iranianos foram mortos em dezembro.

O representante iraniano assegurou que esta questão foi discutida "por diversas vezes com responsáveis paquistaneses".

"Respeitamos a soberania e a integridade territorial do Paquistão", mas "não aceitamos que a nossa segurança nacional seja ameaçada e não teremos qualquer reserva ou hesitação quando se tratar dos nossos interesses nacionais", prosseguiu.

O ministro não comentou a decisão de Islamabad de convocar o representante diplomático do Irão no Paquistão para protestar contra "uma injustificada violação do seu espaço aéreo", para além de ter chamado o seu embaixador em Teerão.

Algumas horas antes do ataque de terça-feira, o primeiro-ministro interno paquistanês, Anwar-ul-Haq Kakar, manteve um encontro com Hossein Amir-Abdollahian à margem do Fórum de Davos.

Na terça-feira, o Irão também atingiu com diversos mísseis áreas que designou como "quartéis-generais de espiões" e alvos "terroristas" na Síria e no Curdistão autónomo iraquiano.

Leia Também: Paquistão convoca o seu embaixador em Teerão após ataque aéreo do Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório