Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Três anos e meio de prisão para irmãos que roubaram milhões em artefactos

Ao todo, dois irmãos britânicos terão roubado cerca de 3 milhões de libras (cerca de 3,49 milhões de euros) em artefactos da dinastia Ming, pertencentes a um museu na Suíça.

Três anos e meio de prisão para irmãos que roubaram milhões em artefactos
Notícias ao Minuto

09:15 - 17/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Suíça

Dois irmãos do Reino Unido foram sentenciados, na terça-feira, por um tribunal suíço, a três anos e seis meses de prisão efetiva, após terem roubado artefactos chineses, pertencentes à histórica dinastia Ming, datados do século XV e avaliados em 2.870.000 libras (cerca de 3.342.818 euros).

Segundo o jornal MyLondon, Louis e Stewart Ahearne roubaram dois vasos pertencentes a essa dinastia, bem como uma taça, da Fundação Baur, Museu de Arte do Extremo Oriente, na Suíça. O crime aconteceu a 1 de junho de 2019.

Vestindo máscaras e luvas, a dupla forçou a entrada no museu pela porta principal, partiu a montra que guardava os objetos e deixou o museu num carro, conduzindo de volta para o Reino Unido com os artefactos roubados.

"Os irmãos Ahearne planearam meticulosamente este roubo, realizando um reconhecimento cuidadoso para garantir que poderiam fazer uma fuga limpa e trazer os itens de volta para o Reino Unido. Ingenuamente acreditaram que, tendo fugido do país, tinham escapado à punição, mas não contaram com o facto de trabalharmos tão estreitamente com os nossos homólogos suíços para identificar os envolvidos", disse o inspetor britânico Matt Webb, da Polícia Metropolitana de Londres.

O ADN encontrado na cena do crime correspondia ao de Stewart Ahearne, de 45 anos, o que permitiu às autoridades britânicas, que receberam essa informação dos seus homólogos suíços, ficar mais perto da sua localização.

Foram também identificadas, pelas autoridades suíças, as matriculas de um carro que abandonou o museu na noite do crime, concluindo que tinha sido alugado dias antes, precisamente por Stewart, que recolheu o veículo no aeroporto e o usou, junto do irmão, para levar os bens roubados de volta ao Reino Unido. Em simultâneo, várias imagens captadas por câmaras de vigilância permitiram identificar, também, o seu irmão, Louis.

Para deter a dupla, as autoridades britânicas organizaram uma suposta compra de um dos vasos roubados. Fazendo-se passar por compradores de arte, os agentes da autoridade marcaram um encontro com os criminosos num hotel em Londres e, quando um dos vasos foi trocado por 450 mil libras (cerca de 524 mil euros), acabaram detidos e, posteriormente, extraditados para a Suíça, onde ocorreu o julgamento e onde cumprirão pena de prisão.

Uma vez cumprida a pena, a dupla ficará impedida de entrar na Suíça durante 5 anos, ficando também, desde já, obrigados a pagar, cada um, uma mula de 52 mil francos suíços (cerca de 55.450 euros).

Leia Também: Detido por roubo de 500 euros em supermercado onde trabalhava... a mulher

Recomendados para si

;
Campo obrigatório