Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 19º

Nove pessoas foram enforcadas por tráfico de drogas no Irão

O Irão executou nove pessoas, condenadas à morte por enforcamento devido ao tráfico de drogas, divulgou hoje a imprensa estatal iraniana, mantendo o país uma das mais elevadas taxas de execução do mundo.

Nove pessoas foram enforcadas por tráfico de drogas no Irão
Notícias ao Minuto

13:48 - 02/01/24 por Lusa

Mundo Droga

Segundo agência de notícias oficial iraniana Irna, três destas pessoas foram enforcadas "nos últimos dias" numa prisão da província de Ardabil, no noroeste do país, após serem condenadas por "compra e transporte de heroína e ópio".

Os outros seis condenados foram executados separadamente por tráfico de "metanfetamina, heroína e canábis", acrescentou a Irna, sem fornecer mais detalhes.

O Irão, que tem uma das taxas mais elevadas de consumidores de opiáceos do mundo, é uma importante rota para as drogas do Afeganistão -- o produtor mundial de papoila do ópio, matéria-prima para a heroína - para a Europa e o Médio Oriente.

As autoridades iranianas lançaram múltiplas campanhas para combater a toxicodependência e o tráfico de drogas e anunciam regularmente grandes apreensões de opiáceos contrabandeados provenientes do Afeganistão.

Dados citados pelo Escritório das Nações Unidas sobre as Drogas e Crime (UNODC) sugerem que, em 2021, 2,8 milhões de pessoas tinham problemas com o consumo de drogas no Irão.

Em junho, a Amnistia Internacional (AI) anunciou que pelo menos 173 pessoas foram condenadas à morte por crimes relacionados com drogas nos primeiros cinco meses de 2023.

Segundo a organização não-governamental (ONG), o Irão executa mais pessoas por ano do que qualquer outro país, exceto a China.

O grupo Iran Human Rights (IHR), com sede na Noruega, disse em novembro que o Irão executou mais de 700 pessoas em 2023, o número mais elevado em oito anos.

Leia Também: Irão liberta turista detido há 1 ano emprotestos da morte de Mahsa Amini

Recomendados para si

;
Campo obrigatório