Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Missão da ONU no Mali entrega últimas bases no norte antes de deixar país

A missão da ONU no Mali (Minusma) entregou, oficialmente, às autoridades nacionais um dos seus últimos postos, localizado numa grande cidade do norte do país, Tombuctu, antes da sua retirada definitiva, indicou a televisão pública local ORTM.

Missão da ONU no Mali entrega últimas bases no norte antes de deixar país
Notícias ao Minuto

14:14 - 29/12/23 por Lusa

Mundo Mali

A Minusma já só mantinha os campos de Gao e Tombuctu, ou seja, os que estavam planeados para serem entregues antes de 1 de janeiro, naquilo a que a ONU chama de "liquidação" da missão, ou seja, a entrega dos últimos equipamentos às autoridades ou o rescindir de contratos existentes.

Mas a situação de segurança nesta região, vítima de ataques terroristas, precipitou a partida definitiva da Minusma de Tombuctu. "Não conseguindo encontrar uma solução para a segurança interna da base Minusma em Tombuctu, foi necessário fechar esta base com urgência. Foram tomadas providências para isso", disse à AFP uma fonte da ONU, sob anonimato.

"Em nome das mais altas autoridades da transição, em nome da população da região de Tombuctu e em meu nome próprio, gostaria de agradecer à Minusma pelos esforços envidados para a paz, convivência e coesão social", declarou o governador da região, Bakoun Kanté, durante a cerimónia oficial de entrega, cujas imagens foram transmitidas na quinta-feira no noticiário televisivo da ORTM.

Os militares que tomaram o poder pela força, em 2020, exigiram em junho, após meses de deterioração das relações, a saída imediata da Minusma que estava implantada, desde 2013 naquele país, dominado por uma profunda crise multidimensional.

O Conselho de Segurança da ONU encerrou o mandato da missão em 30 de junho e fixou 31 de dezembro para deixar em definitivo o país.

Desde então, a Minusma, que contava 15.000 soldados e agentes da polícia, dos quais mais de 180 membros foram mortos em atos hostis, tem escalonado as transferências, em condições por vezes difíceis no Norte, sob a pressão de uma escalada militar entre todos os países com atores armados presentes no terreno.

O Mali é o sétimo maior país da África que faz fornteuira, a norte, com Argélia, a leste com o Níger, a oeste com a Mauritânia e Senegal e ao sul com Costa do Marfim, Guiné Conacri e Burquina Fasso.

Leia Também: Mali retira embaixador da Argélia após encontros com rebeldes malianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório