Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Líder de Singapura denuncia vídeos falsos que promovem criptomoedas

O chefe do Governo de Singapura denunciou hoje a circulação de vídeos falsos que usam tecnologia de inteligência artificial (IA) para colocar Lee Hsien Loong a promover supostas plataformas de investimento em criptomoedas.

Líder de Singapura denuncia vídeos falsos que promovem criptomoedas
Notícias ao Minuto

06:53 - 29/12/23 por Lusa

Mundo IA

"Esta é a época dos embustes! Recentemente, têm surgido vários vídeos e áudios ultra-falsos 'deepfake' [de grande sofisticação] de mim a fingir que estou a promover esquemas de criptomoedas", denunciou o primeiro-ministro, na rede social Facebook.

"O vice-primeiro-ministro Lawrence Wong também tem sido alvo destas fraudes, que utilizam tecnologia de IA para replicar as nossas vozes e imagens, transformando conteúdos reais obtidos em eventos oficiais em vídeos totalmente falsos, mas muito convincentes, fingindo que dizemos coisas que nunca dissemos", acrescentou Lee.

O líder da cidade-Estado asiática anexou ao comentário um dos vídeos, que usa como base uma entrevista dada em março ao CGTN, o canal internacional da televisão estatal chinesa CCTV.

O vídeo replica a voz de Lee, que parece dizer "os algoritmos que utilizam a tecnologia da mecânica quântica analisam as tendências do mercado, tomam decisões estratégicas de investimento (...). É essencialmente um comércio passivo de criptomoedas com uma taxa de sucesso impressionante".

De acordo com a televisão de Singapura Channel News Asia, o vídeo alega que a suposta plataforma de investimento é autorizada pelas autoridades do país e inclui uma ligação para os potenciais utilizadores.

Lawrence Wong também tinha denunciado, a 11 de dezembro, um vídeo falso em que alegadamente promovia produtos de investimento. "Há conteúdos 'deepfake' em que eu apoio produtos comerciais", lamentou o vice-primeiro-ministro.

Wong, de 49 anos, anunciou no início de dezembro que Singapura, um dos principais centroa de inovação da região da Ásia Pacífico, que quer triplicar o número de profissionais de IA para um total de 15 mil.

Na altura, o também ministro das Finanças disse que Singapura quer extrair os benefícios da IA para o "bem comum, enquanto mitiga o impacto noutros empregos, bem como os riscos em torno de fraudes, 'deepfakes', ciberataques e desinformação".

Em novembro, Lee Hsien Loong, de 71 anos, disse que vai passar a liderança do Partido de Ação Popular (PAP) a Wong antes das próximas eleições, que deverão realizar-se entes de novembro de 2025.

O PAP tem governado a cidade-Estado desde a independência da Malásia em 1965.

Leia Também: Singapura impõe multa de quase 2,7 milhões de euros ao Credit Suisse

Recomendados para si

;
Campo obrigatório