Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

Trabalhadores da Gucci em greve contra transferência para Milão

Um grupo de 50 trabalhadores protestaram contra os planos de transferir uma parte significativa do seu estúdio de design de Roma para Milão.

Trabalhadores da Gucci em greve contra transferência para Milão
Notícias ao Minuto

23:00 - 27/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Greve

A transferência de uma parte do estúdio de design da famosa marca de produtos de luxo Gucci está a dar que falar, e levou mesmo cerca de 50 trabalhadores a entrar em greve.

A Gucci, que pertence ao grupo francês de artigos de luxo Kering, anunciou, em outubro, que vai transferir 153 dos seus 219 funcionários de design de Roma para Milão. Em resposta, alguns funcionários organizaram uma greve de quatro horas, que decorreu esta segunda-feira.

Tratou-se da primeira ação sindical dos profissionais criativos - que dizem estar perante um despedimento coletivo "disfarçado" - nos 102 anos de história da Gucci, conta o The Guardian. 

Citada pelo jornal britânico, Chiara Giannotti, representante sindical, alega que o estúdio de design de Roma é o coração da Gucci. Mais, Giannotti acusa a Kering de aproveitar a reestruturação para fazer cortes no número de funcionários, afastando aqueles que, por várias razões, entre elas familiares, não podem abandonar Roma no espaço de tempo de poucos meses.

Milão, recorde-se, fica a uma distância de cerca de 600 quilómetros a norte da capital italiana.

"Para nós, trata-se de um despedimento colectivo porque nem a todos foram oferecidas condições para permitir uma transferência, muitas pessoas perderão os seus empregos", disse Federica Ricci, secretária regional do sindicato Filctem-Cgil na região de Lácio. Os sindicatos dizem estar, também, preocupados com o destino dos 66 empregados que ficarão em Roma.

A marca, em resposta, disse que "não prevê qualquer redução no pessoal", e que a transferência será "implementada conforme os regulamentos atuais".

"O diretor criativo e as equipas envolvidas terão a oportunidade de trabalhar perto das funções estratégicas da marca já baseadas na cidade, maximizando as interações e sinergias necessárias", disse a Gucci em comunicado, citado pelo The Guardian.

Leia Também: Ativistas ambientais partem montra de loja da Gucci em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório