Roterdão. Autor de tiroteios tinha historial de "comportamento psicótico"

O MP neerlandês tinha alertado o centro hospitalar da Universidade Erasmus do "comportamento psicótico" do estudante de medicina, de 32 anos.

Notícia

© Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images

Notícias ao Minuto
29/09/2023 16:38 ‧ 29/09/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Países Baixos

O homem de 32 anos suspeito de ter matado três pessoas a tiro em dois ataques em Roterdão, nos Países Baixos, na quinta-feira, já tinha um historial de "comportamento psicótico" e uma condenação por maus tratos a animais.

Segundo a agência de notícias Reuters, que cita as autoridades neerlandesas, é também "provável" que o suspeito tenha escolhido as vítimas. No entanto, o motivo dos ataques ainda não é conhecido.

O Ministério Público dos Países Baixos anunciou, esta sexta-feira, que já tinha notificado o centro hospitalar da Universidade Erasmus do "comportamento psicótico" do suspeito através de uma carta, onde deu também conta que o suspeito tinha problemas com o álcool e havia queixas dos vizinhos sobre a forma como tratava os animais.  Em 2021, chegou mesmo a ser condenado por maus tratos ao seu coelho de estimação.

"Presumo que a informação acima referida contribuirá para a decisão sobre se a pessoa em causa deve ou não ser elegível para um diploma de médico generalista", lê-se na carta, citada pela imprensa neerlandesa. 

Em comunicado, o presidente da instituição, Stefan Sleijfer, adiantou que a notificação foi tida em conta e que foi negada ao suspeito a licença de médico, a menos que fosse submetido a uma avaliação psicológica e fosse declarado apto para exercer medicina.

O suspeito, identificado como Fouad L., deverá ser presente a um juiz na próxima terça-feira, 3 de outubro.

O homem abriu fogo dentro de um apartamento da cidade portuária neerlandesa, matando uma mulher de 39 anos e ferindo com gravidade a filha, de 14 anos, que entretanto sucumbiu aos ferimentos, explicou o chefe da polícia, Fred Westerbeke.

A seguir, entrou numa sala de aulas do hospital universitário Erasmus e abriu novamente fogo, matando um professor de 46 anos.

De ambas as vezes, também ateou incêndios atirando 'cocktails' Molotov, rapidamente extintos mas que causaram pânico.

Leia Também: Homem detido após tiroteios em Roterdão. Polícia confirma três mortos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas