Um leitor de lábios tentou descodificar o que foi dito entre o presidente francês, Emmanuel Macron, e a sua esposa, Brigitte, durante o polémico momento que marcou a aterragem do casal no Vietname e um comentário da primeira-dama terá sido bastante contundente.
"Quando a porta do avião se abre, o presidente Macron vira-se para Brigitte. Num momento inesperado, ela empurra-o na cara. Apercebendo-se de que a porta já está aberta e que os funcionários estão a testemunhar a interação, Emmanuel parece desconfortável e levanta rapidamente a mão com um 'Olá' forçado", disse o leitor de lábios em declarações ao The Express.
Uma funcionária "estremece visivelmente, passando a mão pelo cabelo em sinal de desconforto", antes de descer os degraus. Emmanuel Macron "aproxima-se então de Brigitte antes de se recompor e passar para o outro lado".
"Momentos depois, faz-lhe sinal para que o siga: 'Vamos'", descreve, frisando que o presidente francês "agradece ao piloto e acena para as câmaras, tentando recuperar a imagem pública".
"Mas, no topo das escadas, as coisas voltam a ficar geladas. Ele oferece o braço; ela ignora-o, preferindo agarrar-se ao corrimão. Ao passar, ela parece murmurar: "'Dégage, espèce de loser'", o que se traduz em "'Fica longe, falhado'".
Logo de seguida, Macron terá dito algo como 'Essayons, s'il te plaît', o que significa 'Vamos tentar, por favor'. Ao que a primeira-dama responde "'Non'", "'não'", de acordo com o leitor labial.
"A sua expressão final, e a frase lida como 'Je vois' ['Estou a ver'] (...) diz tudo", acrescenta.
"Uma rara troca de palavras sem disfarces que sugere tensões mais profundas entre o casal. Uma cena a ter em conta, especialmente com uma agenda diplomática preenchida.", destaca.
Macron, blink twice if you need help. pic.twitter.com/BRCEert9Rg
— End Wokeness (@EndWokeness) May 26, 2025
Recorde-se que o vídeo do momento insólito entre o casal tornou-se viral nas redes sociais. As portas do avião tinham acabado de abrir, quando Macron é visto a conversar com a sua mulher. Macron esboça um sorriso, momento em que Brigitte lhe empurra o rosto, deixando-o visivelmente perplexo com a situação.
O casal viria a esclarecer que se tratou de um momento de cumplicidade e que seria até normal, mas muitos continuam a questionar a veracidade das alegações, acreditando mais na teoria de que os dois estariam de costas voltadas.
Leia Também: Após polémica, Macron partilha vídeo onde surge cúmplice de Brigitte