Síria? "Os Estados Unidos não apoiaram recentes ataques israelitas"

O Departamento de Defesa (Pentágono) norte-americano afirmou hoje que Washington não apoiou os ataques israelitas na Síria, durante confrontos que fizeram quase 600 mortos em poucos dias no sul do país do Médio Oriente.

porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce,

© Getty Images

Lusa
17/07/2025 21:39 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"No que diz respeito à intervenção e à atividade de Israel, os Estados Unidos não apoiaram os recentes ataques israelitas", declarou à imprensa a porta-voz do Pentágono, Tammy Bruce.

 

Israel bombardeou posições das forças sírias em Sweida (sul) e também fez dois ataques na capital, Damasco, nomeadamente ao quartel-general do exército sírio e ao palácio presidencial.  

De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), pelo menos 15 membros das forças sírias foram mortos em ataques israelitas.  

Os ataques israelitas, alegadamente em apoio à minoria drusa envolvida em confrontos com sunitas beduínos e o exército sírio, foram condenados pelo Governo sírio e pela comunidade internacional.

Após os confrontos entre a comunidade drusa e as tribos beduínas em Sweida, que começaram no domingo, as forças do Governo sírio e os seus aliados foram enviados na terça-feira para a região, anteriormente controlada por combatentes drusos locais.  

O OSDH, grupos drusos e outras testemunhas acusaram as forças de segurança sírias de inúmeros abusos.

A Casa Branca destacou hoje o papel dos Estados Unidos no refrear das hostilidades na Síria, após ter intermediado uma trégua em vigor desde a última madrugada.

"Desde que os Estados Unidos se envolveram no conflito, foi possível provocar um desanuviamento", afirmou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.

Segundo Leavitt, as autoridades sírias concordaram em "retirar as suas tropas da região onde os confrontos estavam a ter lugar" e Washington continua "a acompanhar a situação muito ativamente".

 

PDF (TAB/RJP) // RBF

Lusa/Fim

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas