Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Curso de português em Massachusetts reflete interesse na língua

A 21ª edição do mais antigo curso de verão de português dos Estados Unidos, na Universidade de Massachusetts, em Dartmouth, inicia-se no próximo dia 08 de julho, com 35 alunos inscritos, disse hoje à Lusa a diretora.

Curso de português em Massachusetts reflete interesse na língua
Notícias ao Minuto

14:57 - 25/06/14 por Lusa

Mundo Dartmouth

"Sem dúvida que, nos Estados Unidos, tem havido um aumento das inscrições nos cursos de português ao nível universitário", disse a diretora do curso, Gláucia Silva, à agência Lusa.

Segundo aquela responsável, o interesse resulta de vários motivos, como "a atenção da comunicação social ao Brasil e a vontade de estudar no estrangeiro".

O curso será ministrado entre 08 de julho e 06 de agosto.

Gláucia Silva acrescentou que os alunos "são uma mistura de pessoas, o que torna tudo mais interessante" e que o curso "tem candidatos que são profissionais, outros que estão a tirar o mestrado ou a licenciatura e até um participante que terminou agora o ensino secundário".

"Muitos dos candidatos viajaram ou trabalharam no Brasil e alguns gostavam de trabalhar em África. Também temos muitos falantes de espanhol, pessoas que se interessam pelo português porque já sabem espanhol e querem saber mais uma língua ou especializar-se em estudos latino-americanos", explica, dizendo que também existem descendentes de portugueses e brasileiros que querem aprender a língua dos antepassados.

O curso é organizado pelo Centro de Estudos Portugueses da universidade e é apoiado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), que oferece bolsas a alguns alunos - a propina do curso são 2.010 dólares, cerca de 1480 euros.

Ao longo de cinco semanas, os alunos terão aulas de quatro disciplinas: Português Básico, Português Intermédio, História do Brasil e Arte de Portugal.

Além da componente letiva, o curso de Verão promove uma série de eventos culturais, como o "Portuguese and Lusophone Film Series".

Este ano, Rodrigo Costa Félix vai atuar para os alunos e dar um seminário de fado, acompanhado por Marta Pereira da Costa e Pedro Pinha, nos dias 14 e 15 de julho.

O antigo internacional português e ex-jogador de futebol do Benfica, António Simões, também vai falar aos alunos, que terão ainda uma demonstração de capoeira, expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, dança e música, além de excursões a locais de interesse na região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório