Suécia vai atingir o mínimo de 2% do PIB para a Defesa em 2024

O governo sueco anunciou hoje que vai aumentar em 2024 o seu orçamento da Defesa para atingir o mínimo de 02% do produto interno bruto (PIB) destinado a essa área que é recomendado pela NATO.

Notícia

© Getty Images

Lusa
11/09/2023 17:21 ‧ 11/09/2023 por Lusa

Mundo

Suécia

O Executivo de direita liderado pelo conservador Ulf Kristersson que inclui o seu aliado de extrema-direita Democratas da Suécia, chegou a acordo para adicionar uma verba de 700 milhões de coroas (59 milhões de euros) do orçamento à Defesa e que permitirá elevar para cerca de 119 mil milhões e coroas (dez mil milhões de euros) a despesa anual com esta área.

Os números totais implicam um aumento de quase 23% face ao orçamento para a Defesa previsto em 2023.

"Estamos perante tarefas históricas na política de Defesa. Devemos intensificar o trabalho com o maior reforço desde a década de 1950", disse em conferência de imprensa o ministro da Defesa sueco, Pal Jonson, numa referência à guerra na Ucrânia e à situação de segurança na Europa.

Segundo o acordo, em 2025 serão destinados mais 1,2 mil milhões de coroas suecas (105 milhões de euros) e em 2026 outros 7,4 mil milhões (621 milhões de euros) adicionais.

A intervenção militar russa na Ucrânia em fevereiro de 2022 implicou que a Suécia e Finlândia terminassem com séculos de não-alinhamento militar e solicitassem a entrada na NATO, aprovada na cimeira de junho de 2022 em Madrid, e após a Turquia ter retirado o seu veto em troca de diversas condições, incluindo a extradição de ativistas curdos exilados nos dois países nórdicos.

A adesão da Finlândia foi ratificada na primavera passada pela Hungria e Turquia, mas os dois países ainda não confirmaram a integração da Suécia na organização militar ocidental, uma decisão que poderá ocorrer no próximo outono após um novo compromisso alcançado na cimeira aliada de Vilnius em julho deste ano.

Leia Também: Kyiv acorda com Suécia produção veículos de combate de infantaria CV-90

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas