Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

Confrontos em funerais de jovens fazem 12 feridos na Guiné-Conacri

Doze jovens ficaram hoje feridos, em Conacri, em confrontos entre forças de segurança e opositores nos funerais de dois jovens mortos esta semana durante manifestações da oposição, segundo fonte hospitalar.

Confrontos em funerais de jovens fazem 12 feridos na Guiné-Conacri
Notícias ao Minuto

20:51 - 08/09/23 por Lusa

Mundo Guiné-Conacri

Os dois jovens que foram hoje a enterrar estavam entre os quatro declarados mortos por um grupo da oposição na sequência de confrontos com as forças de segurança, na segunda e terça-feira, aniversário da tomada do poder pelos militares em 2021.

Após as orações numa mesquita em Sonfonia, um distrito de Conacri, participantes no cortejo fúnebre que se dirigia para um cemitério entraram em confronto com as forças de segurança.

Segundo a agência AFP, a polícia respondeu às pedras atiradas com gás lacrimogéneo e agrediu os manifestantes com cassetetes.

Em resultado dos incidentes, 12 jovens ficaram feridos, de acordo com uma fonte hospitalar de Conacri, que falou sob condição de anonimato.

Oito dos jovens, que apresentavam "feridas abertas e hematomas", abandonaram em seguida a clínica a que se tinham dirigido, mas quatro ficaram em observação, acrescentou a mesma fonte.

"Em vez de irem enterrar os seus mortos, estes jovens envolveram-se em atos de provocação e assédio contra os agentes da autoridade destacados para manter a ordem", disse à AFP um oficial de segurança.

Os militares que derrubaram o Presidente Alpha Condé em 2021, liderados pelo coronel Mamady Doumbouya, que tomou posse como Presidente, proibiram as manifestações em maio de 2022.

Perante a pressão internacional, as Forças Armadas concordaram em entregar o poder a civis eleitos até ao final de 2024, a fim de permitir a realização de reformas no país.

Leia Também: Restabelecida corrente eléctrica na capital da Guiné-Bissau

Recomendados para si

;
Campo obrigatório