Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Confrontos com civis na Guiné-Conacri no aniversário do golpe de 2021

Grupos de jovens entraram hoje em confronto com as forças de segurança nos arredores de Conacri, no aniversário da tomada do poder pelos militares em 2021, que hoje se assinala, disseram testemunhas.

Confrontos com civis na Guiné-Conacri no aniversário do golpe de 2021
Notícias ao Minuto

20:54 - 05/09/23 por Lusa

Mundo Guiné-Conacri

O coletivo Forças Vivas tinha convocado para hoje uma marcha "pacífica" para exigir um rápido regresso ao poder civil, mas as autoridades proibiram todas as manifestações públicas.

O Ministério da Administração do Território emitiu um comunicado de imprensa na segunda-feira à noite, reiterando a "proibição formal de movimentos de apoio e manifestações na via pública", decretada em maio de 2022. O comunicado refere a necessidade de "preservar a tranquilidade pública".

Como aconteceu sempre que as autoridades impediram manifestações desde 2022, grupos de jovens montaram barricadas, queimaram pneus e atiraram pedras contra as forças de segurança, que responderam com material antimotim nos bairros de Sonfonia, Wanindara e Hamdallaye, tradicionais focos de protesto, disseram testemunhas à agência AFP.

Um médico de Sonfonia, Aliou Kamara, disse ter visto cinco jovens com ferimentos ligeiros, "certamente causados por golpes de cassetete e pedras atiradas".

Sonfonia já tinha sido palco de confrontos na segunda-feira. As autoridades optaram por uma "repressão sangrenta (contra) os guineenses, com o único objetivo de tomar o poder", afirmaram hoje as Forças Vivas através de um comunicado.

A Guiné Conacri, um país pobre com uma história política conturbada, tem sido governado por uma junta desde que os militares derrubaram o Presidente civil Alpha Conde, em 05 de setembro de 2021, num dos sucessivos golpes registados na África Ocidental desde 2020.

Leia Também: Unicef alerta para situação desesperada de 2 milhões de crianças no Níger

Recomendados para si

;
Campo obrigatório