Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Condenado a mais de 4 anos por agredir polícia com bandeira no Capitólio

Peter Francis Stager foi visto a arrastar um polícia pelas escadas e a agredi-lo com um estandarte onde estava uma bandeira dos Estados Unidos.

Condenado a mais de 4 anos por agredir polícia com bandeira no Capitólio
Notícias ao Minuto

23:12 - 25/07/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ataque ao Capitólio

A justiça norte-americana condenou mais um apoiante extremista de Donald Trump a uma pena de prisão, pelo seu papel no ataque ao Capitólio, em janeiro de 2021, atribuindo uma pena de 52 meses a um homem por atacar um agente com um estandarte que segurava a bandeira norte-americana.

Peter Francis Stager, um camionista natural do estado do Arkansas, viajou até Washington D.C. como muitos outros milhares de fãs de Trump, para marcar presença no seu comício e invadir o edifício do Congresso, numa tentativa de impedir a certificação dos resultados eleitorais de 2020 (que deram a vitória a Joe Biden).

Em vídeos captados por vários órgãos de comunicação, Stager é visto a arrastar um polícia pelas escadas do Capitólio, agredindo-o e atingindo-o várias vezes com o estandarte de madeira. O agente estava, como muitos outros, completamente sobrecarregado pela multidão, e sofreu vários ferimentos por parte dos apoiantes do antigo presidente.

Noutro vídeo, também foi apanhado a dizer várias vezes que "a morte é o único remédio", incentivando à violência contra os legisladores no Congresso. E foi ainda demonstrado um terceiro vídeo no julgamento, no qual Stager é ouvido a dizer que "toda a gente no interior é um traidor".

Na sequência do ataque, um informador denunciou Stager à polícia federal, o FBI, apenas seis dias depois do incidente, sendo que os vídeos ajudaram as autoridades a reconhecer o homem.

O réu acabou por admitir a culpa pelos crimes de agressão a um polícia com uma arma perigosa, em fevereiro deste ano. No entanto, segundo a Associated Press, Stager chegou a contar à polícia que não sabia que o homem que estava a agredir era um polícia, assumindo antes que era um membro do movimento antifascista Antifa - algo que é rapidamente desmentido através dos vídeos, já que o polícia é facilmente identificável.

A acusação pedia uma pena de prisão de seis meses, apontando para a "motivação fria e a brutalidade do ataque" de Peter Francis Stager. No final, o juiz Rudolph Contreras condenou-o antes a quatro anos e quatro meses de prisão, sendo que uma boa parte desse tempo já foi cumprido.

Mais de mil pessoas já foram acusadas de crimes federais relacionados com o ataque do dia 6 de janeiro de 2021, no qual apoiantes extremistas de Donald Trump, fomentados pelas teorias da conspiração do ex-presidente, invadiram o Capitólio para tentar impedir o processo eleitoral. Várias pessoas morreram nesse dia, tanto polícias como manifestantes, e o antigo líder do país está a ser investigado pelo seu papel no incentivo à violência e ao motim.

Já mais de 600 pessoas foram condenadas, com mais de metade a ficar obrigado a cumprir penas que vão desde os três dias aos 18 anos.

Leia Também: Veterano que invadiu Capitólio com arma condenado a 7 anos de prisão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório