Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Lavar frango aumenta risco de intoxicação alimentar

O ato de lavar frangos crus não é tão saudável quanto se imagina. De acordo com a Food Standards Agency (FSA), agência de segurança alimentar britânica, esta ação pode aumentar o risco de intoxicação alimentar, lê-se na BBC.

Lavar frango aumenta risco de intoxicação alimentar
Notícias ao Minuto

12:34 - 18/06/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Saúde

Lavar o frango antes de o cozinhar espalha bactérias ‘Campylobacter’ nas mãos, roupas e em utensílios e superfícies de cozinha, aumentando o risco de propagação e, posterior, intoxicação alimentar.

O alerta foi dado pela Food Standards Agency (FSA), agência de segurança alimentar britânica, que revela que o frango não precisa de ser lavado antes de ser cozinhado, uma vez que na presença de elevadas temperaturas todas as bactérias são destruídas, conta a BBC.

A bactéria ‘Campylobacter’ é conhecida por ser uma das principais responsáveis por intoxicações alimentares e está, na maioria dos casos, presente em carnes de aves cruas.

Depois de contaminada por esta bactéria, a pessoa apenas apresenta os sintomas de intoxicação alimentar passados alguns dias, mas a agência de segurança alimentar britânica avisa que esta situação pode desencadear outro tipo de problemas a longo prazo, como é o caso da síndrome do intestino irritável e a síndrome de Guillain-Barre.

Todos os dias, a ‘Campylobacter’ afeta cerca de 280 mil pessoas no Reino Unido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório