Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Corre mais de 230 km para financiar tratamento a cancro da esposa

Kelly Pendry, de 42 anos, foi diagnosticada com um leiomiossarcoma uterino terminal em 2021, uma forma de cancro raro que afeta cerca de 600 pessoas no Reino Unido anualmente.

Corre mais de 230 km para financiar tratamento a cancro da esposa
Notícias ao Minuto

13:12 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Um homem correu durante quatro dias desde Ewloe, no País de Gales, até ao escritório onde conheceu a sua esposa, em Bristol, para angariar fundos para o seu tratamento a um leiomiossarcoma uterino terminal, nos Estados Unidos.

Kelly Pendry, de 42 anos, foi diagnosticada com a neoplasia em 2021, tratando-se de uma forma de cancro raro que afeta cerca de 600 pessoas no Reino Unido anualmente.

Os sintomas iniciais da mulher, que surgiram em 2016, incluíram menstruações longas e inchaço do estômago, mas o caminho até ao diagnóstico foi longo. Só em novembro de 2021, com uma biopsia a um pulmão, é que foi possível determinar de que sofria Kelly. Nessa altura, foi-lhe dito que o cancro era terminal.

Foi com este mote que o seu marido, Michael, se propôs a realizar a travessia de 233 quilómetros, angariando 70 mil libras (cerca de 80 mil euros) para financiar o tratamento da esposa, com a ajuda de um amigo, John Fielding. Ao longo dos quatro dias de desafio, a dupla corria desde as 5h30 até às 21h30, parando periodicamente.

“Fi-lo pela Kelly. Faria qualquer coisa por ela. É muito importante que tenha o tratamento de que necessita, porque não quero que vá a lado nenhum”, disse o homem, em declarações à BBC, depois de completar o desafio, no domingo.

“Pensei que, mesmo que não angarie um cêntimo, ele vai fazer esta corrida insana puramente com a intenção de salvar a minha vida, mesmo que morra amanhã, e que legado que isso é”, considerou Kelly, ao mesmo meio.

O tratamento, que envolve a remoção cirúrgica de tumores cancerígenos e a aplicação de altas doses de quimioterapia aquecida no abdómen, para atingir as células cancerígenas restantes, não está disponível no Reino Unido.

A família espera ainda que Kelly possa ser submetida a uma histerectomia nos Estados Unidos, e que integre um ensaio clínico.

Leia Também: Reino Unido. Colisão mata duas adolescentes, quatro foram para o hospital

Recomendados para si

;
Campo obrigatório