Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Putin diz a Xi Jinping que está pronto para discutir plano de paz

Presidente da Rússia diz ter estudado plano de paz apresentado por Pequim e mostrou-se disponível para iniciar discussão.

Putin diz a Xi Jinping que está pronto para discutir plano de paz
Notícias ao Minuto

15:09 - 20/03/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, disse, esta segunda-feira, que a Rússia está pronta para discutir as negociações de paz na Ucrânia, tendo "estudado" as propostas de Pequim para resolver o conflito. 

De acordo com a agência estatal russa TASS, esta posição foi transmitida por Putin numa reunião com seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Moscovo. 

"Estudamos minuciosamente as vossas propostas para resolver a crise aguda na Ucrânia", disse Putin, dirigindo-se a Xi Jinping. "Claro que teremos a oportunidade de discutir isso [as negociações]", acrescentou.

"Sabemos que vocês procedem dos princípios de justiça e observância das disposições fundamentais do direito internacional e segurança indivisível para todos os países", notou Putin, defendendo ainda que a China está a adotar uma "posição justa e equilibrada sobre os problemas internacionais". 

Recorde-se que Xi Jinping chegou hoje à capital russa, para uma visita oficial de três dias.

O presidente chinês terá hoje uma reunião informal com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, antes de negociações mais formais na terça-feira.

A China mantém uma posição ambígua em relação à guerra na Ucrânia. Por um lado, defende a integridade territorial ucraniana, mas por outro diz ter em consideração também as preocupações de segurança anunciadas pela Rússia.

Leia Também: Ucrânia. Londres espera que Xi pressione Putin para acabar com a guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório