Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ucrânia. Londres espera que Xi pressione Putin para acabar com a guerra

O Reino Unido disse hoje esperar que o Presidente chinês, Xi Jinping, exorte o seu homólogo russo, Vladimir Putin, a terminar com a guerra e as "atrocidades" na Ucrânia no decurso da sua visita a Moscovo, hoje iniciada.

Ucrânia. Londres espera que Xi pressione Putin para acabar com a guerra
Notícias ao Minuto

14:55 - 20/03/23 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Esperamos que o Presidente Xi aproveite esta ocasião para exortar o Presidente Putin a terminar com os bombardeamentos das cidades, dos hospitais e das escolas na Ucrânia e que ponha termo às atrocidades às quais assistimos diariamente", declarou o porta-voz do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, após a chegada de Xi Jinping a Moscovo para uma visita oficial de três dias.

A agenda de hoje do Presidente chinês é marcada por uma reunião informal com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, antes de negociações mais formais na terça-feira.

A China mantém uma posição ambígua em relação à guerra na Ucrânia. Por um lado, defende a integridade territorial ucraniana, mas por outro diz ter em consideração também as preocupações de segurança anunciadas pela Rússia.

Em fevereiro passado, a China deu a conhecer um "plano de paz" genérico, composto por 12 pontos, para acabar com o conflito na Ucrânia.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Xi e Putin iniciam reunião informal com plano de paz chinês sobre a mesa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório