Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Xi e Putin iniciam reunião informal com plano de paz chinês sobre a mesa

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, iniciaram hoje a sua reunião informal no Kremlin com a iniciativa de paz chinesa para a Ucrânia sobre a mesa.

Xi e Putin iniciam reunião informal com plano de paz chinês sobre a mesa
Notícias ao Minuto

14:23 - 20/03/23 por Lusa

Mundo Rússia

Os dois dirigentes, sentados lado a lado no Kremlin, segundo as imagens difundidas pela televisão pública russa, tiveram um primeiro um encontro pessoal, antes de continuarem as conversações durante um jantar.

Xi Jinping chegou hoje à capital russa para uma visita oficial de três dias.

Quando acolheu o líder chinês, Putin disse que está disponível para discutir o plano de paz apresentado por Pequim, para resolver o conflito na Ucrânia.

"Estamos sempre abertos a um processo de negociação. Sem dúvida, discutiremos todas essas questões, incluindo as iniciativas da China, que tratamos com respeito", disse Putin durante a reunião informal com Xi, cujo início foi transmitido pela televisão russa.

O Presidente russo garantiu ainda ao seu homólogo chinês, que os dois países partilham muito em comum.

"Temos muitas tarefas e objetivos comuns", disse Putin, saudando o facto de Pequim prestar "grande atenção ao desenvolvimento das relações entre a Rússia e a China".

A China mantém uma posição ambígua em relação à guerra na Ucrânia. Por um lado, defende a integridade territorial ucraniana, mas por outro diz ter em consideração também as preocupações de segurança anunciadas pela Rússia.

Leia Também: Putin e Xi vão abordar plano da China para o conflito na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório